Para que dure mais tempo, é preciso saber manter o seu parquet.
Como limpar sem danificar? Qual a técnica e quais os produtos que favorecem a sua proteção contra manchas e desgastes? Com que frequência deve limpar?
Como cuidar do seu parquet: os nossos conselhos
A manutenção regular do parquet significa dar à madeira toda a proteção de que necessita. Como intervir em manchas? E desgaste, buracos, arranhões: que material preferir para que o seu parquet se mantenha brilhante? Renovação ou substituição, descubra como selecionar os produtos certos. Desde a limpeza diária do pó ao tratamento aprofundado ocasional, incluindo operações de emergência: explicamos como manter o seu parquet impecável.
Cada parquet tem a sua manutenção.
Etapa 1: manutenção regular do parquet vitrificado
Depois de varrer ou aspirar (equipado com uma escova adequada), limpe o parquet vitrificado com uma esfregona húmida (não molhada). Para um acabamento ultra limpo, pode usar um produto de limpeza especial para parquet vitrificado.
Etapa 2: Manutenção de rotina do parquet envernizado
Sempre que necessário, varra ou aspire o parquet envernizado. Quer um resultado irrepreensível, com mais brilho? Utilize um pano macio que não solte fibras e esfregue as ripas na direção do veio da madeira.
Etapa 3: manutenção normal do parquet natural
O parquet natural deve ser limpo pelo menos uma vez por semana, ou mesmo a cada duas semanas. Para remover a poeira, tem a opção de aspirar ou de utilizar vassoura. Nesse caso, pode também finalizar com um pano húmido.
Importância da manutenção
Para além da limpeza de rotina, o seu parquet necessita de ser protegido para passar os anos com estilo. Dependendo da sua natureza, deve-se dar ênfase à preservação do verniz. Uma ou duas vezes por ano, o seu parquet necessita, portanto, de cuidados aprofundados. Esta programação não inclui as operações de resgate que podem ser necessárias em qualquer época do ano, como manchas. No parquet envernizado, as manchas são facilmente removidas. Contra manchas coloridas, será necessário a exposição da madeira, a álcool a 70 °, ou tratar com lixa. Depois de tratada, a área deve ser untada com óleo ou encerada novamente.
Como fazer a manutenção pontual do seu parquet?
Etapa 1: o tratamento anual do parquet vitrificado
Para manter o seu brilho, espalhe com uma esfregona duas camadas de renovador metálico no seu parquet vitrificado. Aproximadamente a cada cinco anos, aplique um detergente metálico para remover sucessivas camadas de produto. O seu parquet vitrificado está pronto para receber as suas duas novas camadas de renovador.
Etapa 2: tratamento semestral do parquet encerado
O ideal é que o parquet encerado seja lixado com lã de aço ou lixa elétrica e, de seguida, encerado duas vezes por ano. A aplicação é feita em duas demãos, com intervalo de 24 horas entre elas, com mecha ou pincel. O polimento requer um pano de lã.
Etapa 3: tratamento anual de parquet oleado
Todos os anos, o parquet oleado deve levar com óleo de manutenção. Para otimizar a sua penetração, recomenda-se lavá-lo previamente com produto de limpeza concentrado para pisos oleados.
Quais são os melhores produtos para a manutenção do seu parquet?
Usado para a preservação de pisos e escadas, o óleo protetor para parquet nutre a madeira em profundidade sem engraxá-la. De secagem rápida, este produto oferece acabamento fosco ou acetinado.
Uma vez por ano, considere a aplicação de duas camadas de Restaurador para Pisos Laminados. Destinado ao uso ocasional, este produto restaura o brilho original da madeira gasta ou manchada.
Um verdadeiro verniz de endurecimento, o vitrificador oferece proteção contra desgaste, arranhões e manchas. Dependendo da sua composição, pode ser incolor ou tingido e oferecer acabamento mate, ultra mate, acetinado ou brilhante.