Escolha a sua Loja

Escolha uma loja para ver a disponibilidade de stock e o horário de funcionamento

Lojas em Aveiro

Lojas em Beja

Lojas em Braga

Lojas em Castelo Branco

Lojas em Coimbra

Lojas em Évora

Lojas em Faro

Lojas em Guarda

Lojas em Leiria

Lojas em Lisboa

Lojas em Portalegre

Lojas em Porto

Lojas em Santarém

Lojas em Setúbal

Lojas em Viana do Castelo

Lojas em Vila Real

Lojas em Viseu

Como escolher e instalar rodapés?

Quer saber como escolher e instalar rodapés? Para realçar o fundo das suas paredes, mas também para as proteger, os rodapés são uma excelente escolha para os seus acabamentos interiores.
Com as nossas dicas, aprenda a escolhê-las e a instalá-las num instante. Vamos começar!

Os nossos conselhos para a escolha e instalação de rodapés

Os rodapés são utilizados para terminar uma parede, onde são colocados ao longo do chão e muitas vezes combinam com ele. Mas o seu valor decorativo não é a única vantagem dos rodapés! Sim, pode não o saber, mas eles protegem as suas paredes de pancadas e outros inconvenientes quotidianos. Que material deve escolher? Que tipo de rodapé para que sala? Para os escolher e instalar como um profissional, siga os nossos conselhos!

Como escolher o tipo de rodapé a instalar?

Passo 1: Madeira
Tem um soalho de madeira maciça? Depois os rodapés de madeira são a melhor escolha. Pode combiná-los com a cor do seu pavimento. Para instalar, corte os rodapés no tamanho certo e cole-os no lugar com a cola adequada. Uma serra e uma caixa de mitras são melhores para os cantos.

Passo 2: MDF
Semelhantes à madeira, estes rodapés são muito mais acessíveis. São perfeitos para um chão de parquet flutuante ou selado. A instalação é idêntica à dos rodapés de madeira.

Passo 3: Ladrilhagem
Quer seja terracota, cerâmica ou pedra, o rodapé dos azulejos irá combinar perfeitamente com o seu pavimento. Para os colocar, use cola de azulejo, e para os cortar, terá de aprender a usar um cortador de azulejo!

Instalar os rodapés

Uma vez instalados, os rodapés são rapidamente esquecidos, misturando-se harmoniosamente na decoração. No entanto, se as paredes não tiverem rodapés, são tudo o que se pode ver! Para além de decorativas, protegem as suas paredes, especialmente quando aspirar ou varrer. E quando se lava o chão, evitam que a esfregona molhada molhe o fundo da parede.

Outro uso para rodapés é esconder o que precisa de ser escondido. Torna invisíveis todas as ligações do revestimento. Fios elétricos espalhados pelo chão? Com rodapés, eles entram e desaparecem num piscar de olhos!

Passo 1: na sala de estar
Piso ladrilhado? Instale rodapés de azulejo. Tem um belo chão de carvalho? Use rodapés de madeira.

Passo 2: Na cozinha
Se o seu pavimento for de PVC, escolha rodapés feitos do mesmo material. As versões adesivas estão disponíveis para uma instalação rápida, fácil e eficaz.

Passo 3: No quarto de dormir
Tem parquet flutuante no quarto? Depois utilizar rodapés de MDF. A mesma cor é melhor! Comece a deitar num canto e continue no seguinte.

Passo 4: Na casa de banho
Esqueça a madeira ou MDF na casa de banho, o quarto mais húmido, e opte por rodapés de cerâmica ou grés porcelânico, que estão mais na moda. Durante a instalação, o rejunte dos azulejos permitirá afinar o acabamento.

O essencial para a instalação de rodapés

Uma caixa de mitras, essencial para cortar os seus rodapés de madeira e MDF. É a ferramenta perfeita para os cantos limpos! Acrescentar a isto uma serra de madeira, para cortes como um profissional.

Uma fita métrica, que pode utilizar para medir o seu quarto. Será também muito útil para medir o local onde irá recortar o rodapé.

Uma lona protetora, para proteger o seu pavimento durante a instalação dos rodapés. Seria uma pena danificar o seu chão com cola, por isso proteja-o e trabalhe com confiança!

Consulte aqui as nossas soluções de Pavimentos e Revestimentos