Escolha a sua Loja

Escolha uma loja para ver a disponibilidade de stock e o horário de funcionamento

Lojas em Aveiro

Lojas em Beja

Lojas em Braga

Lojas em Castelo Branco

Lojas em Coimbra

Lojas em Évora

Lojas em Faro

Lojas em Guarda

Lojas em Leiria

Lojas em Lisboa

Lojas em Portalegre

Lojas em Porto

Lojas em Santarém

Lojas em Setúbal

Lojas em Viana do Castelo

Lojas em Vila Real

Lojas em Viseu

Como colocar revestimentos de cerâmica de pequeno e grande formato?

Quer trocar os azulejos da cozinha ou decorar o chuveiro com mosaico? Pequenos ou grandes, assentar azulejos é um processo mais delicado. Para um bom resultado, descubra todos os passos essenciais para colocar os seus azulejos na parede como um profissional.

Revestimentos de parede: o nosso conselho para instalá-lo corretamente

Quer seja na cozinha ou na casa de banho, o azulejo é o revestimento ideal, resistente, de fácil manutenção e impermeável. Disponível numa ampla gama de cores, formas e estilos, podem ser de faiança ou grés e estão disponíveis em tamanhos pequenos ou grande. Porém, a técnica de instalação requer uma certa habilidade manual e uma boa dose de paciência. Descubra os diferentes passos para a instalação desse prático revestimento.

Instalação de revestimentos de parede: as etapas preparatórias

Passo 1: Prepare a parede

Verifique as condições da parede: deve estar limpa, nivelada e sólida. Cuidado com vestígios de humidade, fissuras e orifícios. Lave a parede com água e sabão, aplique filler se necessário e depois lixe. Se for poroso ou se o ambiente estiver húmido, aplique um primário de colagem para facilitar a aderência dos azulejos. Se estiver a instalar um azulejo sobre um antigo, remova-o ou certifique-se de torná-lo áspero com uma lixa para ajudar na aderência do novo.

Passo 2: execução do layout

Antes de assentar os azulejos na parede é necessário definir o plano de assentamento. O layout permite antecipar o design final do tipo de instalação (reta, com juntas viradas, diagonalmente, etc.) e os cortes necessários.

Passo 3: instalação do suporte

Para evitar que os azulejos deslizem ou caiam, é imprescindível a instalação de 2 ripas de madeira cruzadas. Permitem posicionar as primeiras linhas e servirão de suporte para as seguintes.

Porquê instalar revestimentos de parede?

Adequado para ambientes húmidos, como casas de banho, os azulejos protegem as paredes da banheira e do chuveiro. Também podem ser usados como um splashback na cozinha. A sua instalação é delicada, pois deve evitar infiltrações. Entre as mais populares, as telhas de faiança destacam-se pela absorção, resistência à humidade e facilidade de manutenção.

Os azulejos de parede e, em particular, os azulejos de barro, são também muito populares pela sua qualidade estética e pela grande variedade de cores disponíveis. O azulejo na parede permite criar um ambiente personalizado.

O mosaico, por exemplo, requer juntas alinhadas, enquanto os azulejos XXL são mais difíceis de colocar devido ao seu peso.

As diferentes etapas para assentar azulejos

Passo 1: Preparar a argamassa colante

Misture o pó com água de acordo com as instruções do fabricante.

Passo 2: Cole à parede

Com uma espátula, espalhe a argamassa em círculos, depois faça movimentos na vertical e na horizontal.

Passo 3: assentar os azulejos

Para colocar o primeiro azulejo, encoste-se na intersecção das duas travas. Trabalhe de baixo para cima. Verifique o alinhamento regularmente com o nível de bolha. Aplique cada azulejo batendo suavemente com um martelo de borracha e, de seguida, insira uma cruzeta para futuras juntas.

Passo 4: faça as juntas

Remova as braçadeiras antes que o adesivo esteja completamente seco. Quando a adesão for ideal, faça as juntas: aplique uma argamassa especial para juntas de azulejos numa camada generosa. Retire o excesso com um rodo e uma esponja húmida. Deixe secar 24 horas antes de limpar os vestígios.

Quais são os melhores produtos para a instalação de revestimentos cerâmicos?

Indispensável, o cortador de azulejos permite efectuar cortes independentemente da sua espessura, em linha reta ou na diagonal.

Para colar os azulejos, a argamassa é imprescindível. Vendida em pó, tem de adicionar água de acordo com as recomendações do fabricante. Verifique se é adequada à natureza da superfície e dos azulejos.

Para aplicar a argamassa na parede e fazer o traçado horizontal e vertical, é necessário equipar-se com uma faca de cola também chamada de pente de cola. Esta ferramenta possui dentes com dimensões variáveis, a serem escolhidos de acordo com a espessura dos seus azulejos.

Consulte aqui as nossas soluções de Pavimentos e Revestimentos