Escolha a sua Loja

Escolha uma loja para ver a disponibilidade de stock e o horário de funcionamento

Lojas em Aveiro

Lojas em Beja

Lojas em Braga

Lojas em Castelo Branco

Lojas em Coimbra

Lojas em Évora

Lojas em Faro

Lojas em Guarda

Lojas em Leiria

Lojas em Lisboa

Lojas em Portalegre

Lojas em Porto

Lojas em Santarém

Lojas em Setúbal

Lojas em Viana do Castelo

Lojas em Vila Real

Lojas em Viseu

Como escolher o seu parquet e preparar o pavimento para a instalação?

Quer mudar o chão de sua casa? Esta cobertura tão acolhedora e elegante pode fazer toda a diferença na decoração do seu interior. Graças aos soalhos flutuantes e ao laminado que é instalado sem cola, a instalação torna-se simples. Siga as etapas deste guia para saber tudo.

Conselhos para escolher e instalar o seu parquet

Piso flutuante ou laminado? Carvalho ou outra madeira? Estas são questões pertinentes às quais convém ter resposta. Para uma aplicação bem-sucedida, deve optar por um revestimento de qualidade correspondente ao uso que vai fazer da sala. Também é necessário preparar o solo para que fique sólido, limpo e bem nivelado.

Preparação do piso

Etapa 1: Verifique a altura

O piso deve estar perfeitamente nivelado. Para ter a certeza, use uma régua longa de alumínio. Se a diferença entre a régua e o piso for inferior a 7 mm, está tudo bem, pode colocar o seu parquet. Caso contrário, primeiro será necessário fazer um nivelamento.

Etapa 2: Limpe bem o chão

Pó, vestígios de cola do revestimento anterior, manchas de humidade… O chão tem de estar impecável. Uma escova e detergente são geralmente suficientes.

Etapa 3: caça aos fungos

Mofo e outros fungos nunca são boas notícias … Se os vestígios forem antigos, não há problema, basta limpar a área afetada. Por outro lado, se forem recentes, deverá aplicar um tratamento anti humidade e verificar a impermeabilização do chão antes de continuar.

Etapa 4: Aplicar uma camada de primário de aderência

Esta é a última, mas não menos importante, das etapas. Escolha um primário adequado ao seu revestimento e aplique com cuidado, respeitando os tempos de espera, com rolo ou pincel.

A preparação do piso é muito importante

Preparar o piso para assentar parquet é fundamental, pois o resultado depende disso. Do lado estético, um acabamento nivelado garante um resultado elegante, perfeitamente direito e fácil de decorar posteriormente. Por outro lado, a limpeza é feita de forma mais rápida e simples. Um piso limpo e seco evita o apodrecimento da madeira e problemas de humidade.

A escolha do parquet em si não é apenas uma questão de estética.

O parquet sólido oferece longevidade e uma aparência muito elegante, porém é mais caro. Pisos laminados são quase tão bonitos quanto pisos de madeira maciça, mas com preços mais acessíveis. É um revestimento popular. Por fim, o laminado é mais acessível, mas também mais frágil. Reserve a sua aplicação a espaços de pouco trânsito.

Como colocar parquet?

Passo 1: Retire o revestimento anterior

Tapete, linóleo ou parquet antigo… Tudo deve desaparecer! Arranque ou use solvente para retirar colas e restos que possam ser mais difíceis de remover.

Passo 2: Verifique o estado do chão.

O seu piso deve estar perfeitamente direito, seco e limpo. Vestígio de humidade? Opte por um tratamento impermeabilizante que evita a infiltração de água. Uma mancha de bolor? Existem produtos eficazes para combater esse tipo de problema.

Passo 3: Faça um nivelamento

Se o seu piso não for totalmente direito, o melhor será aplicar uma massa de nivelamento que garanta um acabamento perfeito. Para fazer isso, use um composto e siga as instruções do fabricante à letra.

Passo 4: aplicar um primário de ligação

Este produto tem a particularidade de garantir a ligação entre os diversos suportes e materiais de forma a reforçar a sua coesão. Aqui, novamente, as instruções do fabricante devem ser cuidadosamente seguidas.

Quais são os melhores produtos para preparar o assentamento de um parquet?

O nivelamento garante a estabilidade e durabilidade do seu novo piso. Escolha um revestimento que se adapte à sua base: betão, parede em forma de colmeia, pladur ou revestimento antigo.

A limpeza é uma etapa essencial. Para remover com eficácia toda a sujidade do chão, opte por equipamentos domésticos de qualidade. Irá precisar de vários acessórios para aplicar o parquet. Pense especialmente nas abas de cunha e no cortador de parquet se escolher o laminado.

Consulte aqui as nossas soluções de Pavimentos e Revestimentos