Instalar e manter um abrigo de jardim não requer muito material ou tempo. Utilizado para guardar bicicletas ou acessórios de jardinagem, é também um armazém de ferramentas ou uma sala para guardar mobiliário de exterior: o abrigo de jardim é prático, estético e adapta-se a todos os desejos de acordo com sua área. Fique com os nossos conselhos e dicas para configurar e manter esse espaço de armazenamento extra.
Quer seja para proteger a madeira ou para poder guardar ferramentas ou criar um quarto de hóspedes: descubra como instalar e manter um abrigo de jardim.
As principais etapas antes de configurar um abrigo de jardim
Passo 1: A localização
É fundamental estudar cuidadosamente este parâmetro para garantir a praticidade de uso e a longevidade do seu abrigo de jardim. Em geral, evite colocá-lo perto de uma árvore, uma sebe ou no meio de uma passagem com muito vento. O ideal é optar por um local que não incomode e que não impeça o acesso a nenhum espaço.
Passo 2: fixação ao solo
Dependendo do tamanho do abrigo e do seu material, a preparação do terreno não será a mesma. Se for um pequeno abrigo, tudo o que precisa fazer é remover as pedras, a relva e as raízes e nivelar o terreno. Alise e coloque uma lona protetora para evitar qualquer contacto com a terra. Certifique-se de ancorar o seu abrigo no solo com discos helicoidais ou estacas de impacto. Para uma construção maior, existem várias alternativas para garantir a estabilidade do seu abrigo: instale uma laje ou sapata de betão que lhe permitirá fixar o abrigo com suportes. Também pode colocar pavimentação de pátio ou blocos de cimento no solo.
Porquê instalar e manter um abrigo de jardim?
O abrigo de jardim é útil para organizar o equipamento de jardinagem, mas também para proteger o equipamento, como um cortador de relva ou bicicletas. Perfeita arrumação no exterior, é um local de inverno para mobiliário de exterior e permite proteger a lenha das intempéries, para esconder caixotes de lixo ou para guardar acessórios de piscina. Pode personalizá-lo com prateleiras ou ganchos para otimizar a sua funcionalidade.
O seu abrigo de jardim pode tornar-se um espaço adicional por direito próprio. Um quarto de hóspedes, oficina de bricolagem ou pintura, sala de recreação ou desporto, cozinha de verão: o abrigo do jardim adapta-se a todas as necessidades.
Acessível a todos e estético, muitas vezes acaba por ser muito mais económico do que a clássica extensão da casa. Se pretende fazer dele um lugar para morar, prefira um barracão de madeira cuja qualidade, durabilidade e isolamento sejam superiores a um barracão de jardim feito de metal ou resina.
Como manter um abrigo de jardim?
Passo 1: O abrigo de madeira
Se o abrigo de madeira é aclamado pela sua aparência autêntica, é também aquele que requer a manutenção mais especial. Oferece um bom isolamento, mas permanece sensível aos raios UV e à chuva. Pode escolher por entre vários tipos de madeira. Adicione uma camada de tinta para combater insetos e fungos.
Passo 2: O abrigo metálico
Na maioria dos casos, este tipo de abrigo é feito de aço galvanizado e requer pouca manutenção. A limpeza periódica com água e uma esponja é suficiente. No entanto, para evitar a corrosão, proteja-o com uma tinta antiferrugem.
Passo 3: o abrigo de PVC
O abrigo de PVC ou resina é o mais fácil de manter, mas também o mais vulnerável às intempéries. Não use produtos abrasivos para não danificar a sua superfície: basta usar água e uma esponja.
Quais são os melhores abrigos de jardim e acessórios essenciais
O abrigo de madeira está disponível numa ampla escolha de dimensões, espécies e designs: telhado plano ou inclinado, com uma ou mais janelas … Alguns modelos são fornecidos com um kit para uma boa ventilação.
Concebido para guardar ferramentas e equipamento de jardim, o abrigo metálico com menos de 5 m² é comercializado com kit de fixação e é extremamente fácil de montar.