Os produtos para a manutenção de uma casa de banho prometem maravilhas, mas será que são eficazes? Descalcificante, limpa tudo, espuma para as paredes do chuveiro, creme de limpeza, desentupidor, limpa-vidro… Do que precisa exatamente?
As nossas dicas para manter um WC sempre limpo
Anticalcário ou creme de limpeza? Existe uma grande variedade de produtos de limpeza disponíveis no mercado. No entanto, não é muito difícil encontrar o detergente certo para cada uso. Através deste artigo, em breve terá respostas para todas as suas dúvidas sobre a manutenção da casa de banho.
Como limpar o seu WC?
Etapa 1: calcário
A maioria dos produtos anticalcário atua durante vários minutos. Portanto, comece por pulverizar as superfícies críticas, como as paredes do chuveiro e deixe repousar por alguns momentos antes de esfregar e enxaguar. Aproveite o tempo de espera para passar ao próximo passo.
Etapa 2: O creme de limpeza vs. produto multiuso
O creme de limpeza é ideal para dar lustro às loiças, desde que sejam revestidas de azulejos. Se forem feitas de resina, é melhor usar um multiuso convencional para evitar qualquer tipo de riscos.
Etapa 3: Deixe brilhar!
Agora é hora de limpar os espelhos com um limpo vidro adequado. Use um pano macio e lembre-se de tirar o pó das superfícies planas, como prateleiras.
Etapa 4: Do chão ao teto
Um pouco de aspirador, esfregão e fica tudo impecável! Pode usar novamente o multiuso para obter resultados muito bons em todos os tipos de pisos.
Escolher os produtos com cuidado é importante.
Apenas os anticalcários são capazes de dissolver a camada sólida de calcário que às vezes cobre as torneiras ou as paredes do chuveiro, especialmente se mora numa área com água muito dura. Ao utilizar este tipo de produto, irá alcançar rapidamente ótimos resultados e poderá dedicar esses preciosos minutos a outras atividades muito mais divertidas.
Os detergentes eficazes não são mais caros do que outros! Escolha fórmulas especialmente concebidas para cuidar de revestimentos particulares, como madeira envernizada ou resina, de forma a não os danificar e mantê-los impecáveis por muito tempo. Preste sempre atenção ao uso de produtos com solvente, que podem descolorir superfícies sensíveis. Certifique-se também de seguir as instruções para evitar qualquer incompatibilidade entre dois compostos químicos.
Os produtos certos para cada zona
Etapa 1: com calcário
Os elementos mais afetados pelo calcário são: as torneiras, as paredes do chuveiro e o rebordo da sanita. Aguarde alguns minutos para que os produtos atuem antes de esfregar.
Etapa 2: creme de limpeza
Este poderoso detergente é eficaz em todas as marcas difíceis de remover, como a pasta de dentes ou as pequenas manchas que sempre voltam para o fundo do lavatório. Evite o seu uso em resina, madeira, vidro e todos os materiais que possam ser riscados.
Etapa 3: Multiuso
Pode usá-lo em qualquer coisa que ainda não tenha sido limpo: a sanita, móveis, prateleiras, banheira… e até mesmo nas portas, um lugar que tem tendência a ser esquecido.
Etapa 4: Limpa vidros
Adequado para todos os tipos de vidro, inclusive espelhos, este produto também é perfeito para fazer brilhar as suas torneiras.
Quais são os produtos mais adequados?
Os detergentes específicos para casa de banho proporcionam excelentes resultados em diversos tipos de materiais como cerâmica, vidro, azulejo, madeira…
Utilize sempre um produto adequado à superfície a ser limpa.
Também irá precisar de esponjas e trapos para limpar todos os tipos de superfícies.
O nosso conselho: use microfibra. Este tecido da nova geração, dá brilho ao vidro e ao metal quase sem esfregar.