A escolha do pavimento depende muito da decoração. Mas, além da estética e do conforto, deve ser à prova de água, antiderrapante, resistente a manchas e ao desgaste.
Dos materiais aos pontos de verificação, as nossas dicas vão guiá-lo na procura pelo revestimento perfeito.
A escolha do pavimento adequado para uma casa de banho é antes de mais uma questão de gosto e, por isso, dependerá da sua decoração. Ladrilhos, parquet, betão liso, laminado, vinil, carpete: muitos revestimentos e materiais são à prova de água.
Os diferentes revestimentos que pode escolher para o WC
Etapa 1: Revestimento resistente e de fácil manutenção
O revestimento oferece infinitas opções de dimensões, cores e materiais.
Etapa 2: Parquet
Ideal para um ambiente natural, é adequado para uma casa de banho desde que opte por uma madeira exótica resistente à humidade.
Etapa 3: Betão liso
Revestimento adequado para uma atmosfera de loft, o betão liso adapta-se a ambientes húmidos desde que protegido por várias camadas de verniz.
Etapa 4: Pisos de PVC
Baratos e fáceis de colocar, os pisos de PVC não têm medo da humidade e são resistentes ao desgaste e à perfuração.
Etapa 5: Ervas marinhas
Material à prova de água e de fácil manutenção, esta fibra vegetal é 100% natural e ecológica.
Etapa 6: Carpete.
Apenas carpetes à prova de água são adequados para salas húmidas. Uma escolha original, desde que o banheiro seja perfeitamente ventilado.
Etapa 7: Laminado
Sólido, o laminado é fácil de colocar e manter. A sua baixa espessura e a sua ampla escolha de decorações são populares para trabalhos de renovação.
Como escolher entre diferentes revestimentos:
No meio de tantos materiais, a escolha torna-se difícil. Evite acabamentos lisos ou polidos que podem ser escorregadios, assim como materiais porosos.
Dependendo do tipo de revestimento escolhido, lembre-se que a instalação pode exigir a aplicação de junta (ladrilho), revestimento com resina vinílica impermeável (parquet), barreira de vapor, tratamento hidrorrepelente ou laminado para certificar-se de que está devidamente vedado e evite infiltrações.
Para fazer a melhor escolha de ladrilho, conte com a classificação UPEC, um padrão que indica a resistência do material ao desgaste (U), perfuração (P), água (E) e produtos químicos (C).
Cada letra é pontuada de 1 a 4, sendo 4 a melhor. Assim, a pontuação de um ladrilho de banheiro deve ser no mínimo U2 P2 E3 C1.
Os diferentes critérios para escolher o piso do seu WC
Passo 1: Impermeabilidade
O WC é uma zona húmida onde existem inúmeras projeções de água.
O primeiro critério para a escolha de um piso é a sua impermeabilidade e resistência à água: deve ser capaz de secar rapidamente para evitar bolor.
Passo 2: antiderrapante
O WC é uma das divisões onde anda descalço. Os salpicos de água podem causar acidentes perigosos, por isso escolha um piso antiderrapante.
Passo 3: a manutenção
Uma casa de banho está sujeita a numerosas projeções de produtos como pasta de dentes, champô ou cremes.
Passo 4: Resistência à abrasão do piso
Mesmo que ande descalço, certifique-se de que o material escolhido é resistente ao desgaste e aos furos que podem causar a queda de objetos, como frascos de vidro.
Passo 5: Compatibilidade com o piso antigo
Se for uma renovação, verifique se é possível cobrir o seu revestimento antigo com o novo.
Quais são os melhores produtos para a colocação no chão da sua casa de banho?
As ferramentas do ladrilhador, serão essenciais se optar por colocar ladrilhos na sua casa de banho.
Um cortador de ladrilhos manual ou um cortador de ladrilhos a laser permitirá cortar os seus ladrilhos, sem quebrá-los, nas dimensões desejadas e fazer assim as suas conexões.
Outras ferramentas como a espátula dentada para aplicar a cola ou o rodo de borracha para fazer as juntas, são também essenciais.