Escolha a sua Loja

Escolha uma loja para ver a disponibilidade de stock e o horário de funcionamento

Lojas em Aveiro

Lojas em Beja

Lojas em Braga

Lojas em Castelo Branco

Lojas em Coimbra

Lojas em Évora

Lojas em Faro

Lojas em Guarda

Lojas em Leiria

Lojas em Lisboa

Lojas em Portalegre

Lojas em Porto

Lojas em Santarém

Lojas em Setúbal

Lojas em Viana do Castelo

Lojas em Vila Real

Lojas em Viseu

Como colocar azulejos?

Pretende trocar e colocar azulejos novos? Encontre neste artigo algumas dicas para o ajudar na sua nova aventura decorativa.

As etapas de preparação para a instalação de azulejos:

Etapa 1: Preparar o piso

Antes de assentar os azulejos, certifique-se de que a superfície do piso está limpa e seca.

Para ter a certeza de que a sua superfície é plana, com uma régua verifique se há desvios. Se forem maiores que 3 mm, será preciso nivelar o piso antes de colocar os azulejos.

Etapa 2: aplique um primário de ligação

Coloque uma gota de água no solo: se for absorvida em menos de um minuto, o solo apresenta uma porosidade elevada. Escolha um primário de ligação de acordo com essa informação. Deixe secar.

Etapa 3: Organize a aplicação

Coloque o primeiro azulejo. Para uma melhor antecipação do resultado, é preferível começar com um azulejo inteiro na entrada da sala e reservar os recortes na periferia. De seguida, coloque uma fileira de azulejos e marque uma linha com um lápis no chão.

Faça o mesmo para a segunda linha, deslocando as juntas dos azulejos.

Porquê fazer uma instalação offset?

Acabaram-se os azulejos clássicos e sóbrios, o que resulta em longas filas de azulejos perfeitamente alinhados. A instalação escalonada traz novidade e estética ao seu interior, dando ritmo às linhas do seu piso. Permite realçar determinados tipos de azulejos e personalizar o ambiente da divisão.

A sua sala de estar é estreita e extensa? A instalação escalonada de azulejos irá atenuar o “efeito corredor”.

Colocar azulejos escalonados: o início

Etapa 1: Escolha a cola

Pode escolher entre diferentes tipos de cola. Clássica e durável, a argamassa é adequada para interiores e exteriores. Para quem tem pressa, a cola e a junta permitem que a instalação e as juntas sejam feitas simultaneamente: estas últimas são formadas no assentamento do azulejo pelo transbordamento do produto. Para salas húmidas, especialmente onde a água pode estagnar, opte por selante.

Etapa 2: Prepare a cola

Escolheu a cola em pó? Misture o pó e a água de acordo com as recomendações do fabricante.

Etapa 3: colar

Espalhe a argamassa com uma espátula na largura superior ao azulejo. Passe um pente dentado na cola e ajuste a espessura. Dependendo do formato dos seus azulejos, é necessário proceder a uma dupla colagem (além de 30 cm por 30 cm).

Etapa 4: Coloque os azulejos

Coloque um primeiro azulejo. Quando estiver em contato com o solo, fixe-o na cola com um pequeno martelo de borracha. Finalmente, verifique com um nível de bolha se o azulejo está plano. Proceda da mesma forma para os azulejos seguintes, deixando um espaço no qual deslizarão as travessas para delimitar as juntas. No final da linha, corte os azulejos necessários para preencher o espaço restante. Coloque a próxima linha, mudando as costuras entre os azulejos.

Quais são os melhores produtos para a colocação de azulejos?

Para cortes simples, em azulejos finos, use um cortador manual de azulejos.

O cortador elétrico para azulejos é perfeito para cortar azulejos de grandes dimensões ou grossos. Permite fazer cortes com facilidade.

Ferramenta imprescindível, a régua com nível, permite posicionar corretamente os seus azulejos e obter um piso plano.

Consulte aqui as nossas soluções de Pavimentos e Revestimentos