Escolher a iluminação certa pode melhorar muito a qualidade dos seus quartos, assim como pode também criar uma atmosfera íntima numa sala de estar ou dar mais espaço a uma pequena sala.
Existe uma iluminação certa para casa zona da casa. Vamos ajudá-lo a encontrar a iluminação que melhor se adequa à sua casa.
Escolher a iluminação certa para cada quarto:
Que tipo de iluminação deve ter na sala de estar?
Tipo 1: Iluminação na sala de estar
Para criar uma atmosfera quente e íntima, utilizar fontes de luz indireta, tais como candeeiros de mesa e candeeiros de chão. Se quiser destacar certos elementos decorativos, utilize projetores ou projetores ajustáveis.
Tipo 2: Iluminação para a área da televisão
A iluminação deve ser moderada e evitar ser refletida no ecrã da televisão. A melhor solução é iluminar a parte de trás da televisão. As fitas LED são a melhor solução.
Tipo 3: Iluminação da sala de jantar
Aqui a iluminação deve ser quente e funcional. As lâmpadas suspensas, complementadas por um conjunto de candeeiros de mesa, podem ser a solução certa.
Tipo 4: Iluminação de escritórios e quartos
Para trabalhar sem ser perturbado por reflexos, escolha um candeeiro de secretária articulado. Ajustável e adaptável, também pode ser uma alternativa ao tradicional candeeiro de cabeceira instalado nos quartos.
A iluminação deve ser adaptada às suas necessidades e à atmosfera que deseja dar ao seu quarto.
Para ter luz abundante e difusa, prefira iluminação direta. A vantagem deste tipo de iluminação é que toda a sala beneficia de luz brilhante.
A desvantagem: se a luz não for bem dirigida, pode ser cansativa para os olhos e cria sombras. Para superar estes inconvenientes, não hesite em brincar com a cor de certas lâmpadas (amarelo, vermelho, branco, luz azulada…) e equipar-se com dimmers que lhe permitam modular a iluminação de acordo com as faixas horárias e a atmosfera desejada.
Para criar uma atmosfera acolhedora, é melhor utilizar iluminação indireta.
Para obter luz suficiente, multiplique o número de pontos de luz: candeeiros de mesa, candeeiros de chão, candeeiros de parede, tiras de LED ou calhas, etc. Ao multiplicar as fontes de luz, certifique-se de que tem tomadas suficientes para evitar fios de extensão e tomadas múltiplas.
Que tipo de iluminação deve ser utilizada nas salas técnicas?
Tipo 1: Iluminação de cozinha
Aqui, a luz deve ser abundante de modo a não deixar quaisquer áreas sombrias na bancada de trabalho. Será necessária uma luz de teto para iluminação geral e várias fontes de luz projetadas para outras áreas como o fogão, o lava-louça.
Tipo 2: Iluminação na casa de banho
Aqui, como na cozinha, combinamos iluminação geral (luzes de teto, projetores embutidos, etc.) e iluminação dedicada (por cima do lavatório e à volta dos espelhos), respeitando as regras de segurança elétrica.
Tipo 3: Iluminação de corredores e escadas
Em escadas e corredores, é melhor evitar iluminação poderosa, deslumbrante ou avassaladora. Fontes de luz instaladas ao nível do solo ou nos degraus também podem facilitar a deslocação em casa, criando um caminho de luz.
Quais são os melhores produtos para a sua iluminação?
Lustres e candeeiros pendurados são indispensáveis em salas de jantar e cozinhas e podem ser adaptados a todos os estilos e estados de espírito.
Candeeiros de mesa, candeeiros de design, candeeiros clássicos e candeeiros contemporâneos podem ser utilizados de uma infinidade de maneiras para iluminar salas de estar, quartos e escritórios. Para brincar com estilos, porque não alternar tons redondos, ovais, cónicos ou piramidais?
Os holofotes, disponíveis em diferentes versões e tamanhos, adaptam-se com discrição e estilo a todos os tipos de decoração. Alguns modelos encastrados são concebidos para serem instalados no chão ou no teto.