Aquecimento a lenha ou aquecimento elétrico?
Embora diferentes, as duas soluções de aquecimento oferecem vantagens e desvantagens.
O tipo de casa e as suas necessidades de aquecimento são determinantes na escolha do aquecimento.
A gás, óleo, lenha ou elétrico: as opções de aquecimento são inúmeras.
É a principal despesa doméstica. A escolha do material também será um fator determinante para a redução da fatura.
Aquecimento a lenha ou aquecimento elétrico: os primeiros 3 pontos a verificar
Critério 1: Uso
Se a eletricidade é uma das energias mais caras, também é uma das mais simples. Por outro lado, a madeira é a energia mais barata do mercado, mas requer ao mesmo tempo um local de armazenamento e um abastecimento diário, um certo know-how se a ignição for manual, bem como a ligação a uma conduta de gás e para evacuação de fumos.
Critério 2: o tamanho da habitação.
Pode parecer óbvio, mas um fogão a lenha não será adequado para um apartamento pequeno numa cidade e os convetores não serão adequados para uma casa de campo.
Em geral, o aquecimento elétrico é recomendado para residências com áreas muito pequenas e perfeitamente isoladas, enquanto a lenha é ideal para aquecer áreas muito grandes ou divisões adicionais.
Critério 3: O preço
Mais baratos, os aquecedores elétricos são, no entanto, muito intensivos em termos de consumo de energético. Por outro lado, a instalação de um fogão a lenha continua cara, mas o custo do seu consumo será duas vezes menor que o de um aquecedor elétrico.
Madeira / eletricidade: qual escolher?
Madeira? Eletricidade? Ambos? Quer seja durante uma nova construção ou para renovar completamente a sua casa, a questão continua a ser crucial e difícil de responder. Mais caro, o aquecimento elétrico é escolhido pelo seu conforto e facilidade de uso. Este tipo de aquecimento, compacto e fácil de manusear, requer pouca manutenção.
Autêntico e ecológico, o aquecimento a lenha é, no entanto, mais complexo de usar. Alguns optam pelas duas soluções, usando uma ou outra como aquecedor de reserva.
Para fazer uma boa escolha, é necessário comparar as diferentes alternativas oferecidas pelo aquecimento com lenha. Poderia assim servir como aquecimento adicional com um fogão ou uma lareira de inserção. Pode também usá-lo como aquecimento principal com uma caldeira a lenha ou uma lareira fechada com distribuidor de calor.
Escolher o sistema de aquecimento certo: foco na madeira
Foco 1: O recuperador de calor
Compacto, eficiente e económico, este tipo de recuperador é pouco poluente, aquece rapidamente, oferece uma boa autonomia e uma eficácia superior a 80%.
Este sistema funciona de forma idêntica a uma lareira fechada.
Foco 2: O fogão a pellets
Silencioso e económico, o fogão a pellets é o menos poluente de todos os sistemas de aquecimento a lenha. Dá-lhe uma autonomia de vários dias e uma eficiência superior a 80%. Ao contrário do fogão a lenha, necessita de eletricidade para funcionar, o que lhe permite ser programável. Outro ponto forte: os grânulos são mais fáceis de armazenar e menos volumosos.
Foco 3: A lareira de inserção
Estético e tão potente como um recuperador de calor, este tipo de aquecimento adapta-se quer a uma lareira aberta para aumentar o seu rendimento, quer a uma parede dotada de chaminé.
Quais são os melhores sistemas de aquecimento?
Entre os diferentes sistemas de aquecimento a lenha, o recuperador de pellets é um grande sucesso. Ideal para criar um ambiente acolhedor, está disponível em vários designs. Entre os critérios a serem considerados, a potência, a capacidade do tanque e o nível sonoro são essenciais.
Entre os acessórios para aquecedores elétricos, o controlo inteligente é uma pequena caixa intuitiva que permite controlar remotamente a temperatura do seu ambiente. Simples de instalar, esta tecnologia pode ser conectada diretamente à internet e pode ser usada através de uma aplicação gratuita.