Está a viver ou a mudar-se para um apartamento? É importante conhecer as diferentes soluções de aquecimento à sua disposição. Estes podem ajudá-lo a reduzir o seu consumo e poupar dinheiro no aquecimento… se escolher o aparelho certo para as suas necessidades. Que sistema de aquecimento devo escolher? Qual é a melhor solução para uma casa pequena? Para um grande apartamento? Consulte o nosso guia completo, vamos analisar todas estas questões por si.
Os diferentes tipos de sistemas de aquecimento para um apartamento
Vamos começar com uma visão geral dos diferentes tipos de aquecedores. Vamos mostrar-lhe as suas características, vantagens e desvantagens.
Aquecimento elétrico
O aquecimento elétrico é um dos sistemas de aquecimento mais comuns. Funciona, como o nome sugere, por meio de resistências que aquecem quando em contacto com a eletricidade. Podem transmitir calor de diferentes formas, dependendo do sistema de aquecimento escolhido: convetor, inércia ou não inércia ou radiante. Este tipo de aquecimento não é o mais ecológico nem o menos caro (a eletricidade é uma das formas mais caras de energia), mas é bastante rentável e suficiente para um estúdio ou pequeno apartamento… se tiver cuidado com o seu consumo. Aviso: não espere obter ajuda financeira (MaPrimeRénov, anteriormente crédito fiscal, ANAH, ÉcoPTZ, etc.) com aparelhos elétricos de aquecimento, que são relativamente intensivos em energia e não muito ecológicos.
Aquecimento a gás
O aquecimento a gás é possível graças a uma caldeira a gás acoplada a radiadores a gás. O gás é queimado na caldeira, que aquece a água. Uma vez aquecida, esta água é distribuída através da rede de tubos e para os radiadores. Estes radiadores podem funcionar a gás natural ou a gás de rede (desaconselhamos considerar o gás de rede se o seu apartamento não estiver ligado à rede de gás de rede, caso contrário, o trabalho poderá ser muito dispendioso e demorado). O aquecimento a gás é uma das melhores formas de reduzir as suas contas de energia no seu apartamento: o seu preço é quase reduzido para metade em comparação com a eletricidade.
Fogões
Os fogões a lenha e pellets são soluções de aquecimento eficientes e amigas do ambiente para apartamentos. Os pellets são também um dos combustíveis mais baratos disponíveis. No entanto, existem algumas desvantagens neste tipo de aquecimento em apartamentos. O primeiro é o tubo de combustão, que nem sempre é possível de instalar em apartamentos. A segunda é a qualidade do aquecimento, que não é ótima em grandes apartamentos. Os fogões são adequados para áreas abertas de tamanho pequeno a moderado.
Aquecimento hidráulico
Os radiadores de água ou o aquecimento por chão radiante de água são frequentemente acoplados com uma bomba de calor ar-água. Este tipo de dispositivo substitui a caldeira e é particularmente ecológico e económico. No entanto, requer espaço, pois recupera energia através de uma unidade colocada no exterior. Nem sempre é possível, portanto, instalá-los em apartamentos. As bombas de calor, quer sejam de ar para água ou de ar para ar (as unidades interiores assemelham-se às grelhas de sopro do ar condicionado) são relativamente ruidosas. Os aquecedores de água também podem ser alimentados por uma caldeira a gás, a lenha ou a peletes.