PONTOS DE LUZ PARA CRIAR O AMBIENTE CERTO
Chega a casa depois de um dia de trabalho e não há nada melhor do que tirar um momento para si. O ambiente é fundamental para que se sinta completamente zen – com a iluminação certa vai conseguir uma atmosfera perfeita.
COMO INSTALAR ILUMINAÇÃO EMBUTIDA NO TETO?
A iluminação é um dos elementos mais importantes da casa. Ajuda a dividir os ambientes e é fundamental na hora de valorizar a arquitetura e decoração do espaço.
Quando opta por iluminação embutida deve ter em conta o seguinte:
A área a iluminar, a sua dimensão e função.
Desde o primeiro furo da broca até à última ligação, siga o nosso guia e descubra como instalar com segurança os seus pontos embutidos para destacar a sua sala de estar, embelezar o seu jardim ou equipar o WC da sua casa como quer.
1º Passo:
Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de desligar o quadro geral de eletricidade.
2º Passo:
Escolha o local onde quer colocar a luz. Neste exemplo vamos embutir luz num teto.
Meça o comprimento do teto e divida-o pelo número de pontos a instalar.
Depois de marcar com uma cruz o local desejado para o seu local embutido, faça um furo com uma broca craniana.
3º Passo: A montagem.
Comece por soltar os parafusos na caixa de ligação.
Traga os fios elétricos do teto falso. Espalhe o fio de terra que não será útil nesta configuração. Retire os dois fios e ligue-os ao dominó da caixa de ligação.
Em seguida, fixe este último e a tomada na base do local.
Qual a vantagem de luz embutida?
Discreto e eficiente, o local embutido tem a vantagem de se misturar na decoração. Fácil de instalar, pode ser integrado no teto ou numa parede, ou mesmo numa peça de mobiliário.
Disponível numa multiplicidade de modelos, a luz embutida oferece uma ampla escolha em termos de design, potência e cor.
COMO INSTALAR LUZ EMBUTIDA NUM LOCAL HUMIDO?
Passo 1: Identificar o valor IP
A casa de banho é classificada em zonas de acordo com a aproximação dos pontos de água. Cada zona corresponde a um valor IP que os seus aparelhos elétricos em geral e os seus pontos incorporados em particular devem respeitar por razões de segurança.
Passo 2: Iluminação embutida no WC
Se pretende instalar um ponto de luz na banheira: deve respeitar um valor mínimo de IPX7. A iluminação deve funcionar com uma tensão de segurança muito baixa (TBTS): 12V de corrente alternada ou 25V de corrente direta.
Passo 3: Instalar pontos embutidos na zona 1 e 2
A zona 1 sobe até 2,25m acima do fundo da banheira/chuveiro. A zona 2 corresponde ao raio de 60 cm em torno da banheira/chuveiro/lavatório. O valor mínimo deve ser IPX4.
Passo 4: Equipar uma zona 3
O resto da casa de banho é classificada como zona 3. Um valor de IPX1 é suficiente.
Quais são os melhores produtos para iluminação embutida?
Os holofotes embutidos estão disponíveis em alumínio, aço inoxidável ou acabamento em aço, e ainda em versão envernizada de modo a se confundirem com a decoração.
Os pontos embutidos para jardim
Especialmente concebidos para se integrarem no solo de forma a criar um caminho luminoso no jardim ou destacar um elemento particular como uma piscina, canteiros de flores.