Descubra tudo sobre o DIY (“do it yourself”), as suas vantagens, dicas e como dar um toque pessoal aos seus projetos.
Hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram alternativas baratas para decorar a casa, a sala, a cozinha, o quarto ou o jardim, e até para oferecer presentes especiais. Se precisa de ajuda para saber como começar, este artigo é para si.
DIY, o que é?
O DIY, também conhecido por “faça você mesmo” é uma prática onde as pessoas realizam os seus próprios arranjos, consertos, pinturas e restauração. Estes projetos podem fazer parte do seu dia a dia, podem ser um hobby, ou uma paixão por explorar.
Esta prática é cada vez mais popular, particularmente nas redes sociais, onde se pode inspirar e ganhar coragem para abraçar o seu primeiro projeto.
Vantagens
Esta prática traz muitas vantagens no combate do stress e da ansiedade. Trabalhar com as próprias mãos permite que esteja presente naquele momento e que a sua cabeça se ocupe com algo que, realmente, lhe dá prazer. O DIY ajuda ainda a desenvolver competências práticas e criatividade.
Para além das vantagens referidas, partilhamos consigo muitas outras:
- Caso saiba ou aprenda a manusear ou a consertar eletrodomésticos, pode reduzir as despesas da casa em arranjos e reparações;
- Ao dar uma nova vida a objetos em casa, como móveis, portas, estofos ou aparelhos eletrónicos, está a reduzir o desperdício e a reaproveitar materiais;
- Com a prática, mesmo um iniciante pode transformar-se num potencial perito, ganhando a capacidade de fazer serviços de diversos tipos;
- É sempre uma boa oportunidade para poupar mão de obra no seu projeto;
- A sós, em casal, com amigos ou família, estes projetos podem ser feitos por qualquer um, e são igualmente apaixonantes. Basta acreditar e ter paciência, para ir passo a passo;
- Ganhe uma nova paixão que pode, facilmente, tornar-se uma fonte de rendimentos para si.
Inspire-se
Seja nos nossos folhetos Bricomarché, no seu site favorito ou no catálogo de uma revista, o primeiro passo é encontrar inspiração.
Pesquise, corte, recorte, faça listas de inspiração. Assista a tutoriais e ganhe coragem para começar o projeto dos seus sonhos.
Vários artistas e criadores de conteúdo que promovem o DIY têm disponíveis, nos seus canais, guias passo a passo para iniciantes. Consulte-os e complemente a sua pesquisa, preparando todos os detalhes para o sucesso do seu projeto.
Visite sites especializados em ideias criativas para decoração, como é o caso do Pinterest, Stumble, Reddit, etc.
Use as redes sociais para discutir ideias e tirar dúvidas sobre como começar. Muitas comunidades online, em todo o mundo, especializam-se em DIY e podem ajudar a dar o salto para o primeiro projeto.
Por vezes, é necessário começar com algo pequeno para aprender e ganhar prática, mas não desanime: em breve, começará projetos maiores.
Porque não começar com um projeto na sala de estar ou no quarto? Recuperar uma peça antiga de família ou uma antiguidade vale sempre a pena e pode ser uma alternativa de baixo custo.
Não se esqueça: comece por ideias simples, com poucos passos e materiais fáceis de encontrar, de forma a que o primeiro projeto seja um verdadeiro sucesso.
Vale a pena começar projetos DIY e vale a pena consultar os nossos folhetos: seja para se inspirar e sonhar, para oferecer um presente ou para descobrir novos materiais.
Agora, só falta uma coisa para dar início aos seus projetos: visitar a loja ou o site do Bricomarché.
Visite o Bricomarché
Na nossa loja Bricomarché, vai encontrar centenas de produtos e materiais, todo o ano, que colocam as suas necessidades em primeiro lugar. As nossas ofertas permitem que personalize as suas criações e incluem tudo o que precisa, desde peças de madeira e metal até ferragens e tintas.