Se pretende criar galinhas siga os nossos conselhos. Estes animais merecem respeito e segurança, como qualquer outro animal doméstico. Vamos a isso?
Os nossos conselhos
Um dos seus sonhos de infância é ver galinhas a correrem na sua propriedade? Para ver este desejo concretizado, primeiro terá de escolher as candidatas certas, depois criar espaço suficiente para as deixar ao ar livre e, por fim, oferecer-lhes um alojamento confortável e funcional, adaptado às suas necessidades. Vamos então estudar a melhor forma de receber as suas novas hóspedes e como podem viver de forma harmoniosa no seu espaço exterior.
Montar um espaço dedicado
Etapa 1: Prepare o espaço
As suas galinhas vão precisar de espaço. Em média, 20 m² de pastagem devem ser reservados por animal. Lembre-se de que uma galinha passa boa parte do tempo a picar o chão. Planeie com antecedência, dê-lhes um lugar escondido, atrás de uma cerca, por exemplo.
Etapa 2: Instalação da gaiola
Para proteger as suas galinhas, considere a possibilidade de criar uma cerca na qual elas possam recolher ao anoitecer. Escolha uma cerca de madeira ou malha com uma altura de pelo menos 150 cm e enterrada cerca de 30 cm. A “rede para galinhas” oferece uma malha suficientemente justa (2 cm de lado) para proteger os seus galináceos dos predadores (ratos, cães, gatos, raposas, etc.). Para maximizar a segurança, pode colocar uma rede acima do seu curral.
Porquê um galinheiro?
Para viverem felizes por mais tempo e com boa saúde, as galinhas precisam de um abrigo adaptado às suas necessidades. Calmo, arejado, ao abrigo da humidade, do vento e do frio, o galinheiro é o local onde dormem, repousam e colocam os seus ovos. A maioria dos galinheiros são projetados para duas ou até três galinhas. Quando feitos de madeira natural, eles requerem algum tratamento para maximizar a sua longevidade. Um galinheiro não exige declaração se a sua área for inferior a 5 m². Maior do que isso, deverá ser apresentada uma declaração de obras ou licença de construção na Câmara Municipal.
Montagem e manutenção do galinheiro
Etapa 1: Configure o galinheiro
O galinheiro deve ser montado à sombra. Um abrigo bem projetado requer boa ventilação, mas não com correntes de ar. Idealmente, planeie instalá-lo numa altura para evitar infiltração de humidade. No interior, será necessário montar um ninho (de fácil acesso para recolher os ovos sem impedimentos), um poleiro, um comedouro e um bebedouro. Para se sentirem confortáveis, as galinhas precisam de espaço. Conte 1 ou 2 m² por ave.
Etapa 2: Manutenção do galinheiro
O galinheiro deve ser limpo uma vez por semana. Lascas ou palha sob o poleiro merecem atenção especial. Para todos os efeitos, é neste local que dormem as galinhas e onde os excrementos se acumulam. O lixo pode ser usado como composto. Lembre-se de lavar os comedouros e bebedouros regularmente. Ocasionalmente, realize uma desinfeção geral usando bactericidas e fungicidas.