Em Portugal, é muito comum haver excesso de humidade dentro das casas.
A humidade em excesso, para além de causar danos dentro de casa, também podem afetar a sua saúde.
Com o tempo frio e chuvoso, as casas tendem a apresentar, de forma mais visível, os problemas causados pela humidade.
Em excesso, a humidade é desconfortável. Além de favorecer a corrosão e outros danos nos materiais, também provoca um desagradável cheiro a mofo.
A somar a tudo isto, a humidade pode levar ao desenvolvimento de fungos e ácaros, que podem ser prejudiciais para a saúde, ao propiciarem infeções respiratórias, alergias e asma em indivíduos sensíveis.
Tem sinais de humidade excessiva em casa, como bolor nas paredes ou o constante aparecimento de condensação em superfícies? Um desumidificador pode ajudar a atenuar o problema.
A capacidade de extração de humidade e a dimensão do reservatório são aspetos a ter em conta na altura da compra.
- DICAS PARA TRAVAR A HUMIDADE
- Quando cozinhar, tape as panelas e ligue o exaustor.
- Evite secar a roupa dentro de casa. Se não conseguir evitá-lo, ventile ou areje a divisão para impedir vidros embaciados, gotas de água nas paredes e a consequente formação de fungos.
- Abra as janelas e deixe entrar o ar fresco em casa. E, já agora, faça-o todos os dias. Além de combater o excesso de humidade, ajuda a reduzir os poluentes no ar interior. A ventilação natural das habitações através da abertura das janelas, por exemplo, assume uma grande importância.
QUAL O DESUMIDIFCADOR MAIS ADEQUADO PARA A SUA CASA?
Para comprar um desumidificador à medida das suas necessidades, deve ter em conta o espaço onde pretende utilizá-lo.
Em divisões com volume entre 60 e 75 metros cúbicos (m³), poderá ser suficiente um aparelho com capacidade de extração inferior a 16 litros por dia. No caso de volumes superiores, por exemplo, de 105 a 120 m³, recomendamos desumidificadores com capacidade de extração diária a oscilar entre os 16 e os 21 litros.
Descubra os nossos desumidificadores