Se o seu objetivo é otimizar o espaço e torná-lo mais funcional, enquanto o torna também mais atrativo, vamos deixar-lhe neste guia as nossas sugestões de arrumação.
Como organizar um closet:
Todas as manhãs depara-se com o mesmo filme: a roupa que precisa não está pendurada; os sapatos que quer usar estão perdidos e os acessórios que ficam a condizer com a roupa que quer usar não estão no sítio que achava que estavam? O que dobrar, como pendurar, e onde arrumar, para ter tudo à mão quando precisa.
Consiga a organização que quer com a nossa ajuda.
Dica número 1:
Se quer organizar o seu closet deve ter em mente que possivelmente vai ter de se desapegar de algumas coisas. Olhe para o seu armário e faça uma seleção. Tudo o que não usa há algum tempo deve sair. A organização dos armários serve sobretudo para facilitar a sua vida. Ter um closet bem arrumado vai facilitar as suas manhãs para além de que se souber tudo o que tem vai evitar gastos desnecessários em compras.
Dica número 2:
Pendure, dobre e guarde na gaveta.
Saiba quais as peças que devem ser penduradas no armário e as que podem ser dobradas. Para o caso de não ter gavetas suficientes, pode sempre usar cestos para arrumar as peças que são dobradas. As peças que devem ser penduradas são as mais delicadas, como peças de seda. As calças de tecido, casacos, vestidos e saias devem ficar pendurados sempre.
Pode dobrar as seguintes peças de roupa: jeans; roupa interior; pijamas; t-shirts; roupa de lã;
Dica número 3:
Separe a roupa por estações. Se o seu principal objetivo é tornar o closet mais prático não faz sentido ter a roupa de outra estação a uso. Os casacos de inverno não devem estar misturados com a roupa de verão, e vice-versa.
Dica número 4:
Arrumar segundo o conteúdo:
Sapateira: por questões de higiene deve separar os sapatos dos restantes objetos do closet. As sapateiras devem ter diferentes alturas, tendo em conta o tipo de sapatos – de salto alto ou raso. Para as botas de cano alto estas devem ficar em caixas.
Gavetas: a profundidade deve variar consoante o que for arrumar: para a roupa interior e para os acessórios a profundidade é mínima; depois temos a roupa de treino e por fim, a roupa de inverno, que ocupa mais espaço.
Malas: podem ficar penduradas ou arrumadas em prateleiras segundo o tamanho.
Arrumação pequena: em cestos ou caixotes podem ficar os acessórios como os cintos, os chapéus, e todos os adereços mais pequenos.
Se o seu armário tiver portas use-as para criar mais arrumação com a ajuda de ganchos, que pode usar para pendurar lenços, malas, colares e fios. Não há limites para a imaginação.
Os acessórios que não podem faltar ao closet:
Para uma boa organização há alguns produtos em que deve investir como os cabides e varões, colmeias organizadoras, cestos e caixas de arrumação, e por último, capas protetoras para a roupa que não está a uso no momento. Caso o seu armário tenha portas, invista em ganchos, caso não tenha, invista em cortinas opacas. Pode fazer uma combinação entre as cortinas da janela com as do armário.