A instalação de um VMC de fluxo único permite-lhe respirar melhor!
Graças a este sistema de ventilação mecânica controlada, o ar interior é constantemente renovado.
Chega de odores desagradáveis, humidade ou ar poluído: o seu VMC de fluxo único envia tudo para o exterior, deixando um ambiente fresco e saudável.
Instalação de um VMC de fluxo único: todos os nossos conselhos
Livre-se dos maus cheiros e da humidade na sua casa com um VMC de fluxo único, um sistema prático e eficiente! Ideal em salas de água, tais como casas de banho e sanitários, o VMC de fluxo simples também pode ser instalado na cozinha. A instalação é fácil, desde que se siga cuidadosamente os passos que lhe apresentamos. Uma vez concluída a instalação, pode finalmente respirar ar puro!
Como instalar um VMC de fluxo único?
Etapa 1: Determinar a localização das unidades de extração
No teto e/ou na parede, marcar a localização das unidades de extração com um lápis.
Etapa 2: Fazer os furos para o escape
Fazer os furos de ventilação para o VMC de fluxo único.
Utilize uma serra de furos para perfurar cada abertura até ao diâmetro desejado.
Passo 3: Colocar as unidades de extração
Colocar as unidades de extração em cada sala. No sótão, ligar as condutas às unidades de extração. São fornecidas fixações para este fim.
Passo 4: Instalar a caixa de ventilação de fluxo único
Em seguida, instalar a caixa de fluxo único VMC no sótão. Pendure-o na estrutura do telhado para reduzir as vibrações e o ruído de funcionamento.
Passo 5: Ligar as condutas à habitação
Ligar as condutas do VMC à unidade de extração. Uma outra conduta será dirigida para o exterior, ligada a uma telha de tomada.
Porquê instalar um VMC de fluxo único?
Um VMC de fluxo único é um sistema de ventilação mecânica controlada que aspira o ar interior e o descarrega para o exterior. A instalação de um VMC de fluxo único é essencial para desfrutar de ar saudável na casa.
São normalmente as casas de banho e a cozinha que estão equipadas com ele. No WC, a ventilação de fluxo único irá expelir o excesso de humidade. Na cozinha, os maus cheiros são eliminados.
Existem dois tipos de VMC de fluxo único: o VMC autorregulado e o VMC controlado por humidade. Com o primeiro tipo, o fluxo de ar pode ser ajustado manualmente. Funciona continuamente, se não o parar. O funcionamento do segundo tipo de VMC de fluxo único adapta-se automaticamente de acordo com o nível de humidade da sala. Graças a esta instalação eficiente, o ar da casa é muito mais agradável do que quando a casa não tinha um VMC.
Como ligar um sistema de ventilação de fluxo único
Passo 1: Puxar um cabo do painel elétrico
Puxar um cabo do painel elétrico, que deve estar equipado com um disjuntor independente para o sistema de ventilação de fluxo único e um interruptor diferencial.
Passo 2: Fazer a ligação elétrica
Ligar a caixa de corrente única VMC ao cabo ligado à instalação elétrica. Siga as instruções fornecidas com o VMC para ligar a unidade.
Passo 3: Ligar os registos
Se tiver optado por instalar unidades de deteção de presença ou de extração sensível à humidade, é necessária a instalação de cabos elétricos adicionais. No entanto, alguns registos são operados a pilhas.
Passo 4: Ligar o interruptor de velocidade
Num dos quartos equipados com o VMC, colocar um interruptor ligado ao cabo de controlo de velocidade proveniente da caixa. Volte a ligar a corrente e depois ative o seu VMC.
Para todos os trabalhos elétricos, é melhor chamar um eletricista se as suas competências forem limitadas.
De que necessito para instalar um VMC de fluxo único?
Uma chave de parafusos permitir-lhe-á fazer os furos de fixação para as unidades de extração. Lembre-se de comprar tampões e parafusos adequados, bem como brocas para gesso, madeira e azulejos.
Uma serra de furos irá ajudá-lo a fazer as aberturas para as unidades de extração. Este acessório deve ser utilizado em conjunto com uma chave de fendas. Para obter o furo do tamanho certo, escolha a serra de furo com o diâmetro certo.
Uma fita métrica será útil para medir as condutas, mas também para medir antes de colocar as unidades de extração.