É possível instalar um termoacumulador sem a intervenção de um profissional.
Tendo alguns cuidados e com a ajuda de outra pessoa, a instalação de um termoacumulador poderá ser feita num só dia.
Quais são as etapas a seguir para uma instalação bem-sucedida?
Este guia explica-lhe, passo a passo, todo o processo. A escolha do local, a seleção das fixações, as instruções de segurança, os conselhos sobre as ligações…
Passo 1: Escolha o local adequado para o termoacumulador
Determine o local de instalação do termoacumulador. A posição correta encontra-se a uma distância máxima de 8 metros dos pontos de água, para evitar perdas de calor. Deve estar num local de fácil acesso.
Passo 2: Fixe o termoacumulador
Fixe o termoacumulador, verificando se a parede é sólida. Se a parede for frágil ou se o termoacumulador for de grandes dimensões (>300 litros), coloque um tripé de apoio.
Passo 3: Conexão hidráulica do termoacumulador
Desligue a eletricidade e o abastecimento de água. Conecte o abastecimento de água fria ao grupo de segurança. Instale o sifão.
Conecte a saída de água quente e fixe a conexão elétrica. Encha o tanque para deixar o ar escapar.
Passo 4: Faça a conexão elétrica do termoacumulador
Seguindo as instruções do fabricante, conecte cada fio ao terminal apropriado de acordo com os códigos de cores.
Substitua a tampa de segurança. Ligue o aparelho.
Utilidade do tripé de apoio?
Quer montar o seu termoacumulador na parede? Dependendo da qualidade e resistência do suporte, pode ser necessário tomar precauções extra.
Em paredes falsas, lembre-se de usar buchas adaptadas.
Para modelos com mais de 50 litros, um apoio extra passa a ser necessário. Em paredes de betão, aconselhamos um tripé acima dos 200 litros. Para fixar o seu termoacumulador numa parede maciça, considere meios de fixação específicos, resistentes a condições extremas como vedação química, pinos longos, tampões de expansão de metal …
Se está preocupado com a possibilidade de um cano ou fio elétrico estar demasiado perto da sua instalação, não hesite em utilizar um detetor.
Como colocar um termoacumulador na casa de banho?
Passo 1: As zonas da casa de banho
A casa de banho é classificada em zonas de acordo com a proximidade dos pontos de água. Cada zona corresponde a um padrão preciso de segurança destinado a aparelhos elétricos em geral e aquecedores de água em particular.
Passo 2: Instale um termoacumulador na zona 1
A zona 1 sobe até 2,25 m acima do fundo da banheira ou chuveiro. Apenas termoacumuladores horizontais podem ser instalados, o mais alto possível.
Passo 3: Instale um termoacumulador na zona 2
A zona 2 corresponde ao raio de 60cm ao redor da banheira ou chuveiro. Apenas um aquecedor elétrico de água vertical, estável ou montado na parede pode ser instalado.
Etapa 4: equipar uma zona 3
O resto da casa de banho está classificado na zona 3. Não existem constrangimentos específicos.
Que produtos podem ajudá-lo a instalar o seu termoacumulador?
A extensão para esquentadores verticais sobre rodapé é ideal para esquentadores de 300 litros e para evitar modificações na drenagem do piso (canos, condutas, etc.).
O nível com laser é essencial para alinhar perfeitamente o seu termoacumulador graças ao feixe de luz formado por duas linhas de laser (horizontal e vertical).
Alguns modelos são fornecidos com tripé e têm um alcance de 7 a 20 metros.
Para montar o termoacumulador na parede, precisar de uma parafusadora / chave de fendas.