Está demasiado calor e não sabe como arrefecer a sua casa sem ar condicionado? Persianas fechadas, plantas verdes, lâmpadas LED: há muitos truques para manter a sua casa fresca. Siga os nossos conselhos e ideias:
Arrefecer a sua casa sem ar condicionado: dicas naturais
Passo 1: Abrir as janelas à noite
30% do calor de uma casa vem das janelas expostas ao sol. Para evitar que o calor entre, feche as persianas e cortinas durante o dia. Abra as janelas à noite para criar correntes de ar.
Passo 2: Enevoar o ar
Para obter uma sensação de ar fresco, pulverizar a casa com um dispositivo de nebulização ou colocar um lençol molhado em frente à janela. Também pode colocar uma tigela cheia de cubos de gelo em frente ao ventilador ou borrifar água na varanda ou terraço para permitir que a água capte o calor.
Passo 3: Limitar a utilização de eletricidade
Em tempo quente, evite deixar os seus aparelhos em modo de espera. Limitar longos tempos de cozedura ou a utilização de aparelhos domésticos, tais como o forno. Considere também a substituição de todas as suas lâmpadas por LEDs, que quase não aquecem.
Passo 4: Investir em plantas verdes
Tal como o ar condicionado natural, as plantas verdes filtram os raios UV e arrefecem o ar. Considerar pendurá-los em janelas ou plantá-los em jardineiras na varanda.
Vantagens de arrefecer a sua casa sem ar condicionado:
Todos os anos, em alturas diferentes, são quebrados recordes de temperatura. Muito frequentemente, no caso de uma onda de calor, o primeiro reflexo é ligar o ar condicionado. Como existem muitas soluções simples, bem como formas económicas e eficazes de arrefecimento da sua casa, é melhor evitar ao máximo o uso do ar condicionado. Gasta muita eletricidade e pode aumentar a sua conta de energia até 25%.
Além de poupar dinheiro utilizando truques naturais, está também a ajudar a proteger o ambiente: o ar condicionado é responsável pelo aumento dos gases com efeito de estufa. Finalmente, o ar condicionado não é o melhor aliado dos habitantes mais sensíveis: se arrefecer o ar, também o seca, causando irritação e encorajando a proliferação de bactérias. Finalmente, o arrefecimento da sua casa sem ar condicionado também evita grandes diferenças de temperatura entre o interior e o exterior: condições quentes e frias que aumentam o risco de alergias.
Possíveis formas de refrescar a sua casa
Passo 1: repintar a fachada em branco
Se vive numa região quente e planeia renovar a sua fachada, opte por cores claras. Uma fachada branca pode refletir até 80% dos raios UV.
Passo 2: Instalar persianas
Os obturadores são uma excelente forma de combater o calor. Destas, as persianas são as mais práticas, pois pode escolher como fechá-las dependendo da quantidade de luz exterior. Também se pode optar por persianas, que são esteticamente mais agradáveis, ou por persianas cujas lâminas podem ser ajustadas.
Passo 3: tornar a casa mais ecológica
Seja no jardim, nos parapeitos, no telhado ou ao longo das paredes: há plantas que capturam os raios UV e ajudam a combater a poluição térmica.
Quais são os melhores produtos para arrefecer a sua casa sem ar condicionado?
Os toldos são essenciais para manter o calor fora no Verão, e impedir a entrada de ar quente na casa. Quer sejam persianas, venezianas, estores de rolo ou de barco, vêm numa vasta gama de modelos que podem ser adaptados a qualquer configuração. Note-se que as persianas e persianas venezianas permitem que a luz seja filtrada durante o dia.
Tal como no vestuário, as cores escuras na frente atraem e retêm o calor. Se estiver a renovar a sua casa, escolha uma tinta clara, resistente aos raios UV na fachada.
Finalmente, quer seja para reduzir as suas contas ou para evitar o sobreaquecimento em sua casa, considere mudar todas as lâmpadas na sua casa para lâmpadas LED. São duráveis e mais económicos e têm a particularidade de não aquecerem.