Como limpar uma gaiola?
Algumas regras têm de ser respeitadas no que toca à higiene da sua gaiola. Como limpar uma gaiola? Siga os nossos conselhos, passo a passo.
Limpeza de uma gaiola, dia a dia
Etapa 1: Limpar o fundo da gaiola
A operação consiste em retirar os excrementos, penas e sementes espalhadas. Caso a sua gaiola não tenha um fundo removível, será necessário abri-la. Portanto, é aconselhável tomar algumas precauções. A melhor solução: instale o seu pássaro noutra gaiola enquanto trata da limpeza.
Etapa 2: Faça uma limpeza
Para evitar o crescimento de mofo, esvazie o alimentador todos os dias. Lave-o com água quente e sabão, use uma esponja e uma escova, se necessário. Passe por água e seque bem antes de o voltar a colocar no sítio.
Etapa 3: Verificar o bebedor
Para prevenir a formação de calcário e o crescimento de bactérias, esvazie o regador todos os dias. Lave com água quente e sabão e utilize uma esponja ou escova. Quando o bebedouro estiver seco, pode enchê-lo novamente e colocá-lo de volta.
A importância de manter uma gaiola limpa.
Conforme vão passando os dias, a gaiola vai ficando suja e danificada. Para garantir a sua longevidade e que a sua ave tenha sempre um lugar seguro e limpo para viver, deve ser limpa regularmente. Substitua os acessórios quebrados (potencialmente perigosos para a sua ave) ou que estejam muito sujos (possivelmente contaminados com bactérias). Para não ser apanhado de surpresa, tenha sempre um conjunto de acessórios de substituição à mão. Após lavá-los, certifique-se de não colocar poleiros, bebedouros e comedouros de volta na gaiola até que estejam completamente secos, pois a humidade promove o crescimento de fungos e bactérias.
O ideal, seria evitar o uso de gaiolas ou acessórios de origem incerta ou desconhecida. Na verdade, é possível que esses objetos sejam fontes de doenças. Em qualquer caso, é sempre prudente lavar e depois desinfetar cuidadosamente todos os acessórios e todos os brinquedos que entrem na sua gaiola, para evitar qualquer risco de contaminação. Lembre-se que as aves são animais muito sensíveis.
Limpeza profunda da gaiola
Etapa 1: trocar a cama
Quer seja areia ou elementos vegetais, o fundo da gaiola deve ser trocado duas vezes por semana. Se a gaiola tiver fundo removível, basta remover a gaveta e esvaziá-la no lixo.
Etapa 2: lave os acessórios
Remova todos os acessórios da gaiola: poleiros, comedouros, bebedouros, ninhos, balanços, brinquedos. Lave-os em água quente com sabão. Se quiser desinfetá-los, use algumas gotas de lixívia diluída em água. Seque bem todos os acessórios antes de colocá-los de volta para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Não se esqueça de limpar as barras com uma esponja.
Etapa 3: Desinfetar a gaiola
Todos os meses, considere desinfetar a gaiola com um produto contra piolhos, ácaros ou sarna.